O ADVOGADO DO DIABO

O ADVOGADO DO DIABO

Exatamente como acontece na vida real, procedimentos são mais importantes que a verdade. O teatro do tribunal é mais importante que os fatos reais. A capacidade de induzir juiz e jurados é superior à constatação da verdade.

No filme, Kevin (Keanu Reeves) vangloria-se por ganhar todos os casos, sem importar a moral, a ética e a verdade. Com um pouco de ficção, o dono de escritório de advocacia é o próprio demônio que age em favor de Kevin, para que este sempre tenha sucesso.

No mundo real, a visão de justiça já está distorcida faz tempo. Nenhum membro do Judiciário é confiável, mais preocupados com os próprios interesses do que com a verdade e leis constituídas. Os próprios juízes deixam de seguir a lei quando convém, quando é mais interessante, quando é mais cômodo.

Promotores deixaram de buscar a verdade e pedem condenação para todos, mesmo que a inocência se apresente. Polícia ameaça e oprime suspeitos pobres, enquanto nem chega perto dos ricos e poderosos.

Advogados que mentem, para a sociedade e para seus próprios clientes. Arrancam dinheiro de desesperados e não respondem com a mesma voracidade na defesa das causas.

Com um pouco de fantasia, o filme nos apresenta um mundo semelhante ao real, com preocupação excessiva com procedimentos, que permitem brechas para o lado errado agir. Os corretos caem nas armadilhas, ficando amarrados pela inércia e desleixo de quem deveria defendê-los. O dinheiro é o centro de tudo, e todos os buscam: advogados, juízes, promotores, delegados, policiais e profissionais agregados. A mentira custa pouco, a verdade é ignorada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s