ATÉ RINHA DE GALO

AQUI PODE TUDO

Rinha de galo é liberada pelo

Tribunal de Justiça de Mato Grosso

(Galos de combate)

Por Alexandre Domingues

Decisão está na contramão da lei que vigora em outras partes do país. Entidades que defendem os animais criticam decisão.

Ler ou ouvir uma notícia como essa, é frustrante, como eleitora, como brasileira… O povo de Mato Grosso com certeza em sua maioria não compactua com isso. Basta querer! Chega de violência contra animais!

E a justiça liberar… argumento? É cultura local! Cultura? Mato Grosso tem cultura sim… lugares bonitos, gente bacana, tem o cururu, tem a Catira, não precisa de rinha!

Na arena a briga entre dois galos expõe toda a violência das rinhas. As imagens foram feitas com uma câmera escondida. Enquanto assiste a briga, um apostador revela o destino dos galos derrotados.

Ele já está muito machucado, a esporada não tem jeito. O normal ele perde, ele cai morto. Isso é o normal. Mas, às vezes, ele morde algum outro que está batendo nele, dá uma pancada e ele cai mortinho”.

Em Cuiabá, rinha de galo tem endereço certo. Uma associação avícola, ironicamente conhecida entre os freqüentadores, como Sangue, promove brigas toda a semana.

A polícia já tentou fechar o local, mas, por uma decisão judicial, a atividade continua.

Em 11 anos foram três julgamentos, todos favoráveis à associação que mantém a rinha. No ultimo, os desembargadores entenderam que a briga de galos é uma manifestação cultural e torna Mato Grosso o único local do país em que a rinha é amparada pela Justiça.

No Brasil, há dez anos a lei que define os crimes ambientais proíbe a rinha de galos, por considerar uma forma de violência humana contra animais. Em outros estados, essa atividade é combatida pelas autoridades.

Em Avinópolis, a 70 quilômetros de Goiânia, a policia ambiental apreendeu 24 aves, a maioria ferida e algumas mortas. Oito pessoas foram presas em flagrante.

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mais de 400 galos foram encontrados em uma chácara, muitos com marcas de combate.

A decisão da Justiça em Cuiabá causa revolta entre as entidades que defendem os animais. “Dá respaldo legal para uma prática cruel como esta, é você colocar o estado de Mato Grosso num ranking de vergonha nacional”, declara Monica Buzelli, vice-presidente da Associação Voz Animal.

O caso aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal, enquanto isso o produtor de meio-ambiente de Mato Grosso se sente de mãos atadas. “Frustração e decepção, no caso com o nosso tribunal. A decisão estaria apropriada para os tempos das cavernas. Agora, no atual estágio civilizatório, naturalmente que é inadmissível este tipo de prática”, afirma Domingos Sávio, promotor do meio ambiente.

http://www.petrede.com.br/2008/animais/rinha-de-galo-e-liberada-pelo-tribunal-de-justica-de-mato-grosso-galos-de-combate/

Anúncios

Um comentário sobre “ATÉ RINHA DE GALO

  1. meu caro vc come carne de frango, vc ja viu como sao criadas as aves de postura durante um ano em area de 20 x 20 cm,e depois qual e o destino dessa ave,vc ja foi no abatedouro de avs,mas vc vai ao super mercado e compra o frango abatido que viveu no quadrado de 20x 20 cm apos o final da postura os galos combatentes tem a melhor racao o melhor medicamento vivem em um espaco de 1m x80c,tem educacao fisica treinamento de atlete pra Q,ISTO SEM CONTAR O BOI EM CONFINAMENTO ,O SUINO (PORCO).E TODOS SERVEM DE ALIMENTO,PRA QUEM,Nos mantemos enjaulados nas cadeias milhares de pessoas que nao c, recuperam e matam estrupam traficam e nao produzem nada para o PAIZ. O cridor tem dodas essas despezas e depois ele mesmo pode matar as aves e servir como alimento,Os grandes atletas quando nao ganhao mais competicoes tambem sao descartado sem contar os que usam drogas pra tentar c, o melhor. os criadores preservam as especies e melhoram as racas dessa aves com suas propias pesquisa e conhecimentos ,PERGUNTO O IBAMA ,INST.CHICO MENDES TANTOS OUTROS ORGAOS QUE EXISTE POR AI,C,RESPONSABILINZA POR ALGUMA COISA.ESSE POVO NAO PRODUZ NADA PARA MATAR FOME DE NINGUEM, VEJAM O Q,TA ACONTECENDO NA POLITICA SO ROBALHEIRA E INPOSTO PRO POVO

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s