QUALIDADE DA ÁGUA

APROVEITANDO:

QUEM PODE COMPRA ÁGUA MINERAL EM LUCAS.

TODOS SABEM QUE ALÉM DA QUALIDADE DUVIDOSA

(APONTADA PELA UFMT E QUE NINGUÉM

PROVOU REALMENTE O CONTRÁRIO),

TEMOS UMA ÁGUA COM CARACTERÍSTICAS

DIFERENTES. POR ADVIR DE POÇOS, A ÁGUA

APRESENTA MINERAIS COMUNS A ESSE TIPO

DE COLETA: EXCESSO DE CALCÁRIO E MAGNÉSIO.

O CALCÁRIO É ADICIONADO EM PEQUENAS

QUANTIDADES NO TRATAMENTO DA ÁGUA

QUE É RETIRADA DE RIOS E LAGOS,

PARA AUMENTAR A ALCALINIDADE E REDUZIR

A INSTABILIDADE DE PH.

MAS O EXCESSO DE ALCALINIDADE E MINERAIS

PODE CAUSAR CÁLCULOS RENAIS (PEDRA NOS RINS)

E PROBLEMAS DIGESTIVOS (PELO AUMENTO DO PH

NO ESTÔMAGO).

PARA ELIMINAR DEPÓSITOS DE CALCÁRIO NOS

ELETRODOMÉSTICOS, USAMOS VINAGRE BRANCO.

MAS E NO CORPO?

A SOLUÇÃO É REDUZIR O CONSUMO DE SÓDIO (SAL),

AMINOÁCIDOS, CARNE VERMELHA E CÁLCIO.

Diretor SAAE tranquiliza

consumidor quanto à qualidade

da água servida em

Lucas do Rio Verde

EM 28 DE OUTUBRO DE 2014 AS 17H07

Juliano Manzeppi não acredita que água contaminada em Tapurah tenha sido fornecida pelo município

O consumidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde – SAAE – pode ficar tranquilo quanto à qualidade da água fornecida no município. A afirmação partiu do diretor da autarquia, Juliano Manzeppi, ao falar sobre o problema vivido pelo município vizinho, Tapurah, que foi recomendado a suspender o fornecimento a dois bairros em razão da detecção do vírus da hepatite A feito por exame pelo Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz). Os exames laboratoriais foram realizados nos meses de junho e outubro deste ano, após fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal.
Manzeppi esclarece que a água fornecida em Lucas do Rio Verde recebe tratamento na saída dos poços, através da desinfecção. “Quanto a esse risco a população pode ficar tranquila quanto a água do SAAE, pois fazemos a desinfecção, monitoramento nos laboratórios nossos diariamente, semanalmente, além de contar com laboratórios de outras cidades que veem e fazem a coleta e fazem essa análise”, informou o diretor.
O diretor do SAAE defendeu uma análise mais aprofundada sobre o caso envolvendo o município vizinho. Manzeppi disse que pesquisou e não encontrou análise que possibilite com exatidão a presença do vírus da hepatite A na água. “O que pode ocorrer, talvez, não sei se é isso que aconteceu lá, tenha tido algum surto de hepatite A na redondeza, e acharam algum coliforme, água que não tenha sido tratada, e às vezes nem é do abastecimento”, opinou Juliano, acrescentando que essa suposta contaminação possa ter ocorrido num rompimento de rede ou até em caixa de água que possa não ter recebido a limpeza adequada.
“Eu acho até leviano falar que foi da água de abastecimento, porque na saída das águas tem o tratamento”, assinalou.
A medida adotada pelo MPE foi interromper, em caráter preventivo, o fornecimento de água dos poços de captação dos bairros Jardim Juliana e Cristo Rei, além de recomendar providências imediatas referentes ao diagnóstico dos possíveis casos de Hepatite A, bem como, a implementação de ações preventivas voltadas ao esclarecimento da população. Entre elas, mobilização de agentes de saúde e campanhas públicas para implementação de medidas educacionais de higiene e manuseio da água. E, por fim, com a oferta de vacinação gratuita contra a Hepatite A, em consonância com a profilaxia recomendada pelo Sistema Único de Saúde brasileiro.
Em até 30 dias, o município também deverá proceder com novos testes de qualidade da água junto à rede pública de abastecimento, principalmente, dos poços infectados. “Que todas as medidas implantadas sejam estabelecidas sem ônus financeiro para o cidadão, evitando-se o agravamento da taxa do serviço de abastecimento de água”, traz trecho do documento recomendatório emitido na última quinta-feira (23.10).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s