Onda de roubos

A situação de Lucas do Rio Verde é semelhante a Nova Mutum. Não bastasse os impostos pesados, que sufocam o comércio, o medo e a insegurança é geral. Segurança é um Direito Fundamental garantido na Constituição. Mas como não é atendido pelo poder público. Muitos desistem e fecham seus negócios por causa dos assaltos.

Pergunta:

Se tá ruim enquanto as cidades estão pequenas, com o crescimento vai ficar como?

A solução seria deixar de cobrar o percentual dos impostos relativos à segurança pública e todos contratariam segurança particular?

Notícia:

 

Onda de roubos a comércios assusta moradores de Nova Mutum (MT)

Atualizado em 27/07/2014 08h48

Alguns locais em Nova Mutum já foram assaltados 10 vezes neste ano.

Uma das vítimas tinha 22 anos e foi morta durante roubo a um mercado.

A população de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, está assustada. Assaltos têm tirado o sono de comerciantes e empresários. Uma das últimas vítimas foi um jovem de 22 anos morto durante um roubo. “Na hora do assalto, o cara na pressão ‘quero mais dinheiro, quero mais dinheiro’, o cara engatilhou o revólver pra mim, assim, apontando na minha cabeça”, disse Roberto Rafael Franz, dono de uma distribuidora de bebidas.

O comércio de Fran sofreu seis assaltos em menos de dois anos. Os crimes fizeram com que ele desistisse do próprio negócio. “O meu notebook não tenho, porque roubaram. Eu não posso ter muito uísque aqui, muitas coisas de valores porque é perigoso deixar aqui. Inclusive, eu já estou tentando vender o comércio”, disse.

Esses e outros casos fazem parte das estatísticas negativas da cidade de pouco mais de 35 mil habitantes. Há duas semanas, Deivid Cossul, um jovem foi morto durante um assalto a um mercado, que depois do crime ficou fechado. A família ainda não sabe se vai reabrir o comércio. Além da tristeza pela morte do rapaz, teme pela vida de quem ficou. “É difícil, perdi um irmão trabalhador. Ele estava trabalhando, conseguindo o pão de cada dia, E de repente um menor chega e tira a vida dele”, declarou Charles Cossul, irmão da vítima.

O assalto em que David foi morto foi o 10º em um ano, no mesmo mercado. A polícia prendeu três suspeitos que confessaram o crime, ou a participação nele – um rapaz de 18 anos e dois adolescentes de 16. “Eles entraram em contradição e confessaram que o menor que emprestou a motocicleta também sabia que a moto seria utilizada no roubo e, inclusive, pediu a participação nesse roubo” disse a delegada Angelina Ferreira, que pediu a prisão preventiva do maior, que foi deferida no mesmo dia, e a internação dos dois menores.

Diante da onda de insegurança, principalmente no comércio, a Câmara dos Dirigentes Lojistas e Associação Comercial de Nova mutum, criaram uma espécie de comissão para buscar ajuda e tentar fortalecer as ações de segurança na cidade.

“Tanto aqui em Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, onde estão vindo muitas empresas que, queira ou não, demandam uma força de mão de obra muito grande, as pessoas muitas vezes vem com uma ideologia, querendo ficar rico aqui da noite pro dia. E, muitas vezes, o custo de vida aqui é muito alto e a pessoa acaba se perdendo. E, queira ou não, ela acaba entrando no mundo do crime, das drogas”, disse Rodrigo Rigoni, presidente da CDL de Nova Mutum.

Enquanto isso os empresários, lojistas, comerciantes, continuam à mercê dos bandidos. E, se for pra investir em alguma coisa, que seja em segurança. “Toda vez que a gente sai ou a gente chega, a gente fica com medo de saber o que pode chegar lá e surpreender você. A sensação é que dá desânimo, dá vontade de parar de trabalhar, mas parar de trabalhar não posso, tenho família pra sustentar”, disse a comerciante Sônia Dias Maciel.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesp), as polícias Civil e Militar já estão trabalhando para diminuir estes índices de criminalidade em Nova Mutum. As ações fazem parte do ‘plano de área’, da Sesp, que tem como meta reduzir roubos e furtos da região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s